Dicas de segurança na estrada: como garantir a proteção de adultos e crianças

Vai curtir uma viagem em família? Não se esqueça de seguir as dicas de segurança na estrada para garantir a tranquilidade e a proteção de quem mais importa mesmo longe de casa.

Assegurar a proteção dos ocupantes do carro é mais fácil do que você possa imaginar, especialmente se você respeita a legislação, mantém a manutenção do carro em dia e sabe o que evitar no trânsito.

Para entrar no clima do Dia das Crianças, preparamos um guia com as melhores dicas de segurança na estrada para adultos e crianças de todas as idades, veja só!

Dicas de segurança na estrada para viajar com crianças

Quem vai viajar com a família no feriado ou nas férias não pode bobear: a segurança dos ocupantes do veículo e demais pessoas no tráfego deve estar sempre em primeiro lugar.

Afinal, as estradas são cheias de riscos, independentemente da habilidade do condutor do veículo no volante.

A boa notícia é que assegurar a segurança na estrada para todos é mais simples do que parece, confira!

O carro certo faz a diferença

Existem inúmeros modelos de carro no mercado e cada um deles pode ser mais adequado a um ou outro tipo de pessoa.

Quem circula com crianças no carro, por exemplo, deve se certificar de que o veículo tem espaço suficiente para garantir o conforto dos ocupantes.

Dessa forma, todos os passageiros podem se acomodar confortavelmente, evitando mudar de lugar o tempo todo dentro do carro ou até mesmo abrir mão do cinto de segurança durante o trajeto.

Também é importante dispor de um porta-malas espaçoso para acomodar toda a bagagem da família: isso vai evitar que malas, brinquedos e outros objetos voem perigosamente pelo carro em caso de colisão.

Portanto, escolher o carro certo para rodar com a família é fundamental para assegurar um deslocamento seguro, não importa o destino e a idade dos ocupantes.

Utilize bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação

Você sabia que o uso de dispositivos de retenção veicular para transportar crianças, como bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação, é obrigatório no Brasil desde 2010?

Embora muita gente pense que um carro é seguro o suficiente sem medidas extras de segurança, o tamanho das crianças (especialmente abaixo de 1,45m de altura) é um obstáculo para promover a segurança na estrada também para os pequenos.

Isso significa que você vai precisar de um reforço para garantir que as crianças não voem para fora do carro em caso de colisão, e é justamente para isso que itens como bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação foram criados.

Esses aparelhos compensam a falta de estatura das crianças e, assim, assegura que elas fiquem bem presas ao banco do veículo em qualquer circunstância.

Só não se esqueça de conferir se o dispositivo de retenção veicular que você comprou tem o selo do Inmetro, que garante sua qualidade e eficiência.

Além disso, leia com atenção o manual de instruções para garantir que o bebê-conforto, a cadeirinha ou o assento de elevação é adequado para a faixa etária e o tamanho da criança que vai transportar.

O cinto de segurança é obrigatório

O cinto de segurança é um item de uso obrigatório em qualquer circunstância: seja na cidade ou na estrada, para adultos ou crianças.

Por isso, é imprescindível assegurar que o dispositivo de segurança seja utilizado adequadamente por todos os ocupantes do veículo.

Desse modo, em caso de colisão, ninguém será arremessado pela janela, cenário que potencializa (e muito) a gravidade de qualquer acidente.

Criança só no banco de trás

De acordo com a legislação brasileira, crianças com menos de 10 anos de idade devem, obrigatoriamente, circular apenas no banco de trás.

E não é só isso: se a criança já tem mais de 10 anos, mas ainda não tem mais de 1,45m de altura, ela também só pode ser transportada no banco traseiro.

Essa obrigatoriedade se deve a uma limitação do cinto de segurança dianteiro: se a pessoa não tem altura o suficiente, não estará devidamente protegida pelo dispositivo de segurança.

Se você tem uma caminhonete e a única alternativa é transportar a criança no banco da frente, não se esqueça de desativar o airbag para evitar acidente grave em caso de acionamento do dispositivo.

Se possível, viaje com um adulto no banco traseiro

Sempre que possível, garanta que um adulto esteja no banco traseiro sempre que você estiver transportando crianças.

Desse modo, você evita eventuais distrações enquanto estiver dirigindo, já que não precisará ficar desviando a sua atenção da direção para conferir o que está acontecendo no banco de trás, e vai garantir mais segurança na estrada. 

Se você está viajando sozinho com as crianças, uma boa dica é parar o carro no acostamento sempre que for necessário auxiliar os pequenos no banco traseiro.

Assim, você não vai precisar se desdobrar em dois enquanto estiver dirigindo o veículo.

Não se esqueça de acionar as travas de segurança

Os carros com quarto portas dispõem de uma trava de segurança para assegurar que não seja possível abrir a porta traseira do veículo por dentro. 

Em outras palavras, uma criança não será capaz de abrir a porta do carro em movimento (um risco ainda maior quando a criança ainda é pequena), já que a porta só pode ser aberta por fora.

Mantenha os vidros fechados

Sempre que você estiver viajando com criança, procure manter os vidros (especialmente os traseiros) fechados. 

Isso impossibilita que a criança coloque alguma parte do corpo para fora do carro em movimento ou até mesmo que arremesse algum objeto para fora do veículo, colocando outros motoristas em risco durante a viagem.

Garanta que o carro esteja com a manutenção em dia

Viajar com a família, especialmente com as crianças, é importantíssimo para estreitar laços e construir novas memórias afetivas.

Para que isso aconteça, porém, você precisa tomar providências para garantir a segurança na estrada para todos, o que significa assegurar que a manutenção do carro está devidamente em dia.

Faça uma revisão e/ou uma manutenção preventiva sempre que for pegar a estrada com a família para evitar falhas mecânicas ou panes em equipamentos do veículo que possam comprometer a segurança dos ocupantes.

Se possível e/ou necessário, alugue um carro adequado para atender às necessidades da sua família: na MM Aluguel de Carros, você encontra veículos novos, revisados frequentemente e com a documentação em dia pelo melhor custo-benefício.

Desse modo, você se certifica de que vai cair na estrada com a família sem abrir mão da segurança e da tranquilidade, sabendo que vai voltar para casa sem passar por perrengues no caminho!

Relacionados