Maio Amarelo

No mês de maio ocorre a maior companha global de segurança e responsabilidade no trânsito, o Maio Amarelo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse movimento que vem ajudando o trânsito mundial a se tornar cada vez mais seguro e descobrir 10 dicas simples para fazer a sua parte nessa missão?

O Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou aquela como a Década de Ação para Segurança no Trânsito, motivando o mundo inteiro a realizar seus balanços de acidentes com veículos no mês e transformando maio em uma época especial para o incentivo à responsabilidade no trânsito.

Inspirados nos projetos de divulgação de prevenções a doenças, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, coube aos idealizadores do projeto escolher uma cor para a causa. A amarela representa a “atenção no trânsito”, como a luz central dos semáforos.

O movimento ganhou forma no Brasil em 2014, como uma parceria entre órgãos públicos, privados e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Desde então realiza diversas campanhas e ações para incentivar a responsabilidade no trânsito e tornar o nosso dia a dia pelas vias mais saudável e seguro. 

10 dicas de como deixar o trânsito mais seguro

Conheça dez pequenas atitudes que são capazes de fazer toda a diferença no trânsito e torna-lo mais seguro:

  • Mantenha a manutenção do seu veículo em dia. Principalmente os pneus e freios em épocas chuvosas, evitando o fenômeno de “aquaplanagem”, responsável por aumentar até um 40% o índice de acidentes.
  • Atenção a via sempre! Evite o uso do celular, troca constante das emissoras de rádio e músicas, ou qualquer outra ação que tire seu foco da direção.
  • Use o cinto de segurança. Assim que ligar o carro, afivele o equipamento e garanta uma viagem segura e tranquila, mesmo que seja para um destino próximo.
  • Respeite os limites de velocidade. Dentro da velocidade adequada para a via, o seu tempo de reação para evitar acidentes estará sempre apropriado. 
  • Respeite as sinalizações de trânsito. E fique atento! Algumas vezes, elas podem ser difíceis de enxergar, mas o respeito às sinalizações é essencial para um trânsito seguro.  
  • Pare ao ver um pedestre tentando atravessar. Além de um ato que pode preservar a sua e a vida dele, também é uma gentileza.
  • Mantenha sempre uma distância segura do veículo da frente. Em caso de uma frenagem surpresa, você tem tempo para evitar um acidente. O ideal é conseguir enxergar os pneus do veículo.
  • Sinalize corretamente. O uso das setas pode evitar inúmeros incidentes, já que os condutores próximos sabem como você vai se comportar e podem se planejar para evitar colisões.
  • Se beber, não dirija. A bebida é uma das principais causas de acidentes no Brasil e, segundo pesquisa realizada pelo programa Respeito à Vida, pode aumentar em até 3x a chance de morte em caso de acidentes. Se beber, pegue carona com um amigo, peça um taxi ou carro de aplicativo.
  • Divida essa ideia! Com a sua ajuda o trânsito já é um local bem mais seguro, mas quando dividimos essa ideia com amigos e familiares conseguimos um resultado ainda melhor.

Quem saber mais sobre o Maio Amarelo?

Então é só acessar o site: maioamarelo.com. Lá você encontra conteúdos exclusivos sobre a segurança no trânsito, conhece os parceiros e faz parte dessa campanha incrível que anda sempre no sentido da vida.

Relacionados